A LUTA CONTINUA!

biraviegas@bol.com.br

domingo, 31 de março de 2013

HISTÓRIA

 Qual é a origem do Retiro dos Artistas? Você que mora em Jacarepaguá (RJ),  já sabia dessa? Muito interessante, esta história!
Se não mora, vale a informação dessa tradicional casa que abriga e auxilia os artistas na hora da dificuldade.
 
FRED FIGNER
 
OS GRAMOFONES

Frederico Figner nasceu em dezembro de 1866 em Milewko, na então Tcheco-Eslováquia. Ainda muito jovem e buscando ampliar seus horizontes migrou para os Estados Unidos, chegando ao país no momento em que Thomas Edison estava lançando um aparelho que registrava e reproduzia sons por intermédio de cilindros giratórios.
Fascinado pela novidade, adquiriu um desses equipamentos e vários rolos de gravação, embarcando com sua preciosa carga em um navio rumo a Belém do Pará, onde chegou em 1891 sem conhecer uma única palavra do Português.
Naquela cidade começou a exibir a novidade para o público, que pagava para registrar e escutar a própria voz. O sucesso foi imediato e, de Belém, Fred se dirigiu para outras praças, sempre com o gravador a tiracolo. Passou por Manaus, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador antes de chegar ao Rio de Janeiro, no ano seguinte, já falando e entendendo um pouquinho do nosso idioma e com um razoável pé de meia.
Na Cidade Maravilhosa Figner abriu sua primeira loja, a Casa Edison, em um sobrado da Rua Uruguaiana, onde importava e comercializava esses primeiros fonógrafos.
 
Comercial da Casa Edison da Rua Uruguaiana
 
CASA EDISON
 
Por essa mesma época o cientista judeu Emile Berliner tinha acabado de lançar nos Estados Unidos um equipamento de gravação que utilizava discos revestidos com cera, com qualidade sonora superior ao do aparelho de Thomas Edison. Fred Figner percebeu de imediato o potencial da nova invenção e transferiu seu estabelecimento de um sobrado da Rua Uruguaiana para uma loja térrea na tradicional Rua do Ouvidor, onde abriu o primeiro estúdio de gravação e varejo de discos do Brasil, em 1900.

Casa Edison da Rua do Ouvidor
 
OS PRIMEIROS DISCOS
 
Os discos fabricados por Figner nessa fase inicial utilizavam cera de carnaúba, eram gravados em apenas uma das faces e tocados em vitrolas movidas a manivela. Apesar das limitações técnicas, essa iniciativa representou uma verdadeira revolução para a música popular brasileira, que engatinhava, pois até então os artistas só podiam se apresentar ao vivo ou comercializar suas criações por intermédio de partituras impressas.
O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, em 1902. Era o lundu “Isto é Bom”, de autoria do seu conterrâneo Xisto da Bahia.
A partir daí mais e mais artistas começaram a gravar suas composições em discos que eram distribuídos pela Casa Edison do Rio e também pela filial que Figner havia aberto em São Paulo.A procura pelos discos cresceu tanto que em 1913 Fred decidiu instalar uma indústria fonográfica de grande porte na Av. 28 de Setembro, Vila Isabel, dando origem ao consagrado selo Odeon.
 
Discos Odeon
 
A MANSÃO FIGNER
 
Fred Figner era um homem à frente do seu tempo e para coroar o sucesso nos negócios decidiu erguer uma residência que espelhasse seu perfil empreendedor.
A hoje conhecida Mansão Figner, na Rua Marquês de Abrantes 99, no Flamengo, abriga o Centro Cultural Arte-Sesc e o restaurante Bistrô do Senac. É considerada um exemplo arquitetônico raro de “casa burguesa do início do século 20”.
Fred Figner utilizou-a como hospital, em 1918, durante a pandemia conhecida como Gripe Espanhola. Apesar dele próprio estar acometido pela enfermidade, atuou como um prestativo auxiliar de enfermagem, transformando seu palacete em uma improvisada enfermaria de campanha que chegou a abrigar quatorze pacientes em seu interior.
 
Mansão Figner hoje
 
RETIRO DOS ARTISTAS

 
Fred era um homem generoso e solidário. Pela própria natureza do trabalho nas suas duas gravadoras havia se tornado amigo de muitos músicos e cantores de sucesso. Em uma época que antecedeu à criação da Previdência, ficou consternado com a situação de penúria que alguns desses artistas tinham de enfrentar ao chegar à velhice.Sensibilizado com esse verdadeiro drama social, não titubeou e decidiu doar o terreno, em Jacarepaguá, para a construção da modelar instituição Retiro dos Artistas, que funciona até os dias de hoje.
 
Retiro dos Artistas em Jacarepaguá
 
O FINAL
Em 19 de janeiro de 1947, quando faleceu, aos 81 anos de idade, ao se abrir seu testamento, verificou-se que Fred Figner havia destinado parte substancial dos seus bens às obras sociais de Chico Xavier.
O jornal carioca A Noite Ilustrada publicou editorial em que o judeu Frederico Figner foi honrado, post-mortem, com o merecido título de “o mais brasileiro de todos os estrangeiros”.
Enviado por: Antonio Viegas (PR)

A PIADA DO DIA

- E NA SALA DE AULA... -
 
O professor começa a sua aula. 
- Hoje vamos falar de órgãos do corpo humano que são números pares. Por exemplo, nós temos dois olhos, dois é par. Mariazinha, dê outro exemplo de órgãos pares. 
- As orelhas - responde Mariazinha. 
- Muito bem! Outro exemplo, Juquinha. 
- Os ovos. O professor fica meio acabrunhado, mas aceita a resposta. 
- Tudo bem, Juquinha. Joãozinho, outro exemplo.
- O pinto, professor. 
- Peraí, Joãozinho, nós só temos um pinto!
 

A FULERAGEM DO DIA

 - SURFISTA DO LAR -

sábado, 30 de março de 2013

CARNAÚBA DOS DANTAS-RN: SINGELA HOMENAGEM A VALDEMAR CÂNDIDO DE MEDEIROS, UM HOMEM DE VERGONHA

Estive durante  a manhã  de hoje (30), em Carnaúba dos Dantas, prestando minha humilde homenagem a um grande amigo, e uma das últimas reservas morais da política do nosso Estado, que o nosso Pai Criador resolveu  chamar para ficar ao seu lado.
Esse homem se chamava - e continuará a ser chamado e respeitado  para sempre -: Valdemar Cândido de Medeiros.
 
 
Homem simples, amigo, trabalhador e  principalmente honesto.
Jovem, foi funcionário da prefeitura da "Terra da Música". Após, resolveu ser caminhoneiro.
O tempo passou e "Seu Valdemar" enveredou pelos caminhos da política partidária.
Foi prefeito de Carnaúba dos Dantas, por três mandatos e vice-prefeito em outra oportunidade.
De rosto fechado e de coração aberto, "Seu Valdemar" partiu na manhã de ontem (29), dessa existência material deixando um legado de   excelente pai, bom amigo, bom administrador e - principalmente -  modelo de homem público que nunca enveredou pelos caminhos da safadeza que, infelizmente hoje se tornou corriqueira na política brasileira.
Entrou na política como uma pessoa de poucos recursos financeiros e saiu com menos ainda. Mas preservou até o último instante da sua vida, uma coisa que muitos salafrários da nossa política jamais terão em seus respectivos currículos: A HONESTIDADE.
Carnaúba dos Dantas, o Seridó, o Rio Grande do Norte e o Brasil estão mais pobres com a morte de "Seu Valdemar".

AMAZAN: HOJE, EM LAGOA SALGADA (RN)


 
VAI SER SÓ ALEGRIA E MUITO FORRÓ!

A PIADA DO DIA

 - RECLAMAÇÕES -
 
Estavam todas as mulheres em uma reunião com São Pedro: 
- Queremos fazer 3 reclamações e esperamos ser atendidas.
São Pedro pega um lápis e um papel.
- Podem falar!
- Primeiro: queremos menstruar a cada seis meses em vez de todo mês.
São Pedro anota o primeiro pedido. 
- Segundo: queremos ficar grávidas só por 3 meses porque 9 meses é muita coisa!
São Pedro anota o segundo pedido e fala:  E qual e o terceiro?
- Queremos que o pênis seja mais bonito porque realmente é horrível!
São Pedro anota tudo e fala para se reunirem em 1 mês para dar as respostas de Deus.
Um mês depois todos voltam a se reunir. São Pedro começa o discurso:
O pedido nº 1 foi aceito parcialmente, vocês vão menstruar a cada 4 meses, porque o pedido de seis meses é muito longo e isso alteraria o objetivo da Criação... O pedido nº 2 também foi aceito só parcialmente. A gravidez será de 6 meses porque 3 meses é muito pouco. Isso alteraria o objetivo da Criação... Já o terceiro pedido foi negado totalmente por Deus.
As mulheres começaram a berrar e reclamar:
Por que, São Pedro?
São Pedro responde:

BLOG IELMO MARINHO EM FOCO VAI COMPLETAR NO PRÓXIMO DOMINGO, 1 ANO DE EXISTÊNCIA

Agora no final do mês de março, o Blog Ielmo Marnho em Foco completa um ano.
Foram muitas conquistas, aprendizados e experiências. Aprendemos muito. Após 12 meses de aprendizado com o mundo virtual, o balanço é positivo. Começamos com várias expectativas e temos consciência de que muitas delas se tornaram realidade.
 
 
Começou engatinhando e poucos meses depois estava andando com suas próprias pernas, caindo, mas, sempre seguindo em frente. Foi de início algo que não daria certo, porém, hoje vejo que tudo valeu muito a pena! Durante o ano que se passou, persistência e força de vontade foram fundamentais para manter o blog no ar.
Agradeço a todos que confiaram neste projeto, aos colaboradores, muitas vezes anônimos, que ligam repassando as notícias ou mandam e-mails.
Bom, espero que o blog continue mobilizando a população e rendendo ainda mais frutos do que nesse primeiro ano de existência. E que continue sendo um espaço destinado à informação e integração. Obrigado a todos pelo reconhecimento, críticas, sugestões, apoio, carinho, ofensas e tudo mais.
E para comemorar esta data especial, preparamos uma surpresa exclusiva, que você, caro leitor, só ficará sabendo no dia 31 de março de 2013.
Fiquem ligados! E continuem conosco!
 
Blog Ielmo Marinho em Foco

sexta-feira, 29 de março de 2013

CARNAÚBA DOS DANTAS DE LUTO: MORRE O EX-PREFEITO VALDEMAR CÂNDIDO DE MEDEIROS

A 'Terra da Música' está consternada com o falecimento do ex-prefeito Valdemar Cândido de Medeiros  ocorrido na manhã desta sexta-feira (29).


Segundo informações que recebemos, "Seu Valdemar"foi encontrado morto, a minutos atrás,  em um dos banheiros da sua residência, vitimado por um infarto.
 
NOTA DO BLOG:
Enviamos a Dona Dezinha (esposa), Valdemar Filho e Wilma (filhos) e demais familiares, nossos votos de pêsames pela perda de um homem de bem, bom pai, bom amigo  e uma das maiores reservas morais da política norte-riograndense.
Que Deus o acolha em seu Reino da Glória.
Vá em paz, meu velho e estimado amigo.

SEXTA-FEIRA SANTA

A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa.

 
É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de
 Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

LEIA +

A PIADA DO DIA

- PÊNIS PEQUENO -
 
Um homem tinha o pênis muito pequeno.
Um dia, estava ele numa festa quando viu uma loira boazona de olho nele. Ele não aguentou a tesão e resolveu investir.
Aproximou-se e puxou conversa. Tanto fez que conseguiu sair com a loira para um sítio mais reservado. Começou então a “conversa do bandido” à loira e, quando as coisas aqueceram, ele disse:
- Deixa lá!
E ela:
- Não, de maneira nenhuma.
Insiste ele:
- Deixa lá, é rápido.
- Não – Responde ela, irredutível.
Continua ele desesperadíssimo:
- Vá, deixa lá. Só a cabecinha, só a cabecinha.
Ela, lá acabou por ceder um pouco:
- Está bem. Só a cabecinha, ouviste?
Como ele tinha o pênis pequeno, não pensou duas vezes e enfiou-o todo. Ela adorou a sensação e já passada gritou:
 

O "RECLAME PUBLICITÁRIO" DO DIA

JARDIM DO SERIDÓ-RN
 
 
  MARCENARIA DO 'CABOQUINHO'  
- SERVIÇOS UTILIZANDO TODO TIPO DE MADEIRA -

A FULERAGEM DO DIA

- DEFESA CIVIL -

A CURIOSIDADE DO DIA

- NOSSO CÉREBRO -
 
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma Uinrvesriddae Ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.

 

A REFLEXAO DO DIA

- EU APRENDI –
William Shakespeare

EU APRENDI
Que a melhor sala de aula do mundo
Está aos pés de uma pessoa mais velha;

EU APRENDI
Que ser gentil é mais importante do que estar certo;

EU APRENDI
Que eu sempre posso fazer uma prece por alguém
Quando não tenho a força para
Ajudá-lo de alguma outra forma;

EU APRENDI
Que não importa quanta seriedade a vida exija de você,
Cada um de nós precisa de um amigo
Brincalhão para se divertir junto;

EU APRENDI
Que algumas vezes tudo o que precisamos
É de uma mão para segurar
E um coração para nos entender;

EU APRENDI
Que deveríamos ser gratos a deus
Por não nos dar tudo que lhe pedimos;

EU APRENDI
Que dinheiro não compra "classe";

EU APRENDI
Que são os pequenos acontecimentos
Diários que tornam a vida espetacular;

EU APRENDI
Que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa
Que deseja ser apreciada,
Compreendida e amada;

EU APRENDI
Que deus não fez tudo num só dia;
O que me faz pensar que eu possa?

EU APRENDI
Que ignorar os fatos não os altera;

EU APRENDI
Que o amor, e não o tempo,
É que cura todas as feridas;

EU APRENDI
Que cada pessoa que a gente conhece
Deve ser saudada com um sorriso;

EU APRENDI
Que ninguém é perfeito
Até que você se apaixone por essa pessoa;

EU APRENDI
Que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

EU APRENDI
Que as oportunidades nunca são perdidas;
Alguém vai aproveitar as que você perdeu.

EU APRENDI
Que quando o ancoradouro se torna amargo
A felicidade vai aportar em outro lugar;

EU APRENDI
Que devemos sempre ter palavras doces e gentis
Pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las;

EU APRENDI
Que um sorriso é a maneira mais barata
De melhorar sua aparência;

EU APRENDI
Que todos querem viver no topo da montanha,
Mas toda felicidade e crescimento
Ocorre quando você esta escalando-a;

EU APRENDI
Que quanto menos tempo tenho,
Mais coisas consigo fazer.
<<<<<     >>>>>

quinta-feira, 28 de março de 2013

PAPA BEATIFICA 63 CATÓLICOS

Da Agência Brasil
Com informações da Agência Lusa

Brasília - O papa Francisco aprovou hoje (28) as beatificações de 63 católicos, na maioria vítimas da guerra civil espanhola, do nazismo e do comunismo, anunciou o Vaticano. Pela primeira vez desde que é papa, Francisco autorizou a Congregação para a Causa dos Santos a promulgar os decretos que, no futuro, vão possibilitar as beatificações.

 
A análise da vida e morte virtuosas dos futuros beatos foi lançada anos antes da eleição do papa em 13 de março. A maior parte dos mártires reconhecidos por Francisco foram mortos "por ódio à fé" na Guerra Civil da Espanha (1936-1939).
Entre os futuros beatificados, está Vladimir Ghika (1873-1954), príncipe romeno ortodoxo que se converteu ao catolicismo e trabalhou nomeadamente ao serviço da diplomacia de Pio XI, depois de vários anos em Paris. Ghika regressou à Romênia durante a 2ª Guerra Mundial para ajudar os refugiados poloneses que fugiram da invasão nazista. Em 1952, foi detido pela polícia comunista.
O italiano Rolando Rivi (1931-1945) também vai ser beatificado. Ele foi morto por comunistas aos 14 anos, três anos depois de ter entrado no seminário. O compatriota dominicano Giuseppe Girotti (1905-1945) foi morto no campo de concentração de Dachau (Alemanha). Em 1995, foi reconhecido como "justo entre as nações" pela ação a favor dos judeus.
 

A BOA DO DIA

"CABRITINHA SEM VERGONHA"

A NOTÍCIA DO DIA

'CAI' O PREÇO DA GASOLINA

AS PIADAS DO DIA

QUESTÃO DE CERIMONIAL
Um fuzileiro naval, em uniforme de gala, chega a uma farmácia e pede à atendente uma camisinha preta.
Ela admirada diz:
- Camisinha preta? Nós não temos camisinha na cor preta. Aliás, o senhor me desculpe à curiosidade, mas para que o senhor quer uma camisinha preta?
- É que a minha sogra morreu, diz o fuzileiro, e eu quero transar com minha mulher, mas quero demonstrar, pelo menos, algum sinal de luto.
- Puxa vida, exclama a moça, nunca havia pensado nisso... Mas o senhor faz o seguinte; use uma comum “a meio pau” que é a mesma coisa!
Enviada por: Aldeniz Azevedo
 
O BÊBADO E A DAMA DE PRETO
Começou a música e um bêbado levantou-se cambaleando e dirigiu-se a uma senhora de preto e pediu:
- Hic... Madame, me dá o prazer dessa dança?
E ouviu a seguinte resposta:
- Não, por quatro motivos:
Primeiro; o senhor está bêbado!
Segundo; isto é um velório de um cantor!
Terceiro; não se dança a oração de São Francisco!
E quarto; porque 'Madame' é a PQP! Eu sou o padre!
Enviada por: Francisco “Vira Lata” Carlos (RJ)
 
 A DESCOBERTA
Joãozinho completa 9 anos e seu pai lhe pergunta:
- Meu filho, você sabe como nascem os bebês?
O menino assustado, responde:
- Não quero saber! Por favor, prometa que não vai me contar pai!
O pai, confuso, não se conforma, e pergunta:
- Mas por que você não quer saber Joãozinho?
- E o menino, soluçando, responde: - Aos 6 anos me contaram que não existe coelho da Páscoa; aos 7 descobri que não existem fadas-madrinhas, nem sereias, nem o Saci Pererê, aos 8 entendi que o Papai Noel é você!
Se agora aos 9, eu descobrir que os adultos não trepam, não vejo mais razão para continuar vivendo!
Enviada por: Francisco “Vira Lata” Carlos (RJ)

A CRÔNICA DO DIA

  RECORDANDO  
Bira Viegas
 
     Hoje amanheci o dia recordando uma das melhores fases da minha vida.
     Refiro-me ao período compreendido entre a minha infância e o início da minha adolescência, vividos no bairro do Alecrim em Natal – RN, principalmente nos trechos compreendidos entre avenidas e ruas mais conhecidas pelos respectivos números: 9 (avenida Coronel Estevam), 1 (rua Presidente Quaresma), se prolongando até a 6 (rua dos Canindés) e a 2 (rua Presidente Bandeira).
     Recordei-me dos meus amigos de brincadeiras e de travessuras. Da Mercearia Alves, de propriedade do meu pai e que era mais conhecida como “a bodega de Seu Euclides”. Do Armazém Estevam que era de propriedade do Sr. Walfredo Monteiro da Costa, da mercearia de “Seu Aluízio”, do bar de “Quindô”, e de uma sorveteria que existia na esquina das ruas Presidente Quaresma (1) e dos Pajeús (8).
     Mas a maior recordação que me veio à minha mente foi a tradicional feira-livre do Alecrim.
     Naquela época, “a feira do sábado” se iniciava no final da tarde das sextas-feiras se prolongando até o final do dia seguinte. As barracas eram montadas na “1 com a 6” se estendendo pela avenida Coronel Estevam, no trecho compreendido entre a 1 e a avenida Alexandrino de Alencar.  O movimento de compradores e feirantes fazia da feira um verdadeiro formigueiro humano. Vendia-se de tudo: cereais, carnes, pescados, frutas, verduras, artigos de uso doméstico, roupas, sapatos, refeições, ferragens e todo tipo de quinquilharias.
     Recordei-me do famoso “picado” – feito com as vísceras de carneiro ou de porco – saboreados devidamente acompanhados de uma boa farinha de mandioca, ou como se dizia antigamente; “farinha de Brejinho”, e dos bebedores de doses e mais doses das cachaças das marcas: Pitu, Caranguejo, Olho D’água, Murim e outras.
     Quantas vezes não pedi dinheiro ao meu pai para comprar o saboroso picado de “Dona Lica”, acompanhado de arroz de leite, feijão verde e uma Crush, ou de uma Grapette.
 

RIO GRANDE DO NORTE: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PEDE SOCORRO

A maior fonte de pesquisa sobre a história do Estado do RN está agonizando. A casa, construída em 1906, é uma viagem ao passado, mas hoje sofre a falta de apoio para se manter funcionando.
Por isso, esta semana a diretoria do IHGRN reuniu-se extraordinariamente para discutir os graves problemas enfrentados pela entidade. Na ocasião, a diretoria recebeu a visita do Presidente da Assembleia, Ricardo Motta, que, juntamente com sua assessoria, averiguou de perto o estado físico e patrimonial da Casa, que está em precário estado de conservação. Motta, que ficou impressionado com a situação, firmou um compromisso de apoiar o IHGRN no que for possível.

Em abril, está marcada a solenidade em comemoração aos 111 anos do Instituto, que que faz aniversário em 29 de março e pede socorro. “São três séculos de memória que correm o risco de desaparecer”, alerta o presidente Valério Mesquita.

Valério, juntamente com Ormuz Barbalho (vice-presidente), Carlos Gomes (Secretário Geral), Odúlio Botelho (Secretário Adjunto), George Veras (Diretor financeiro) e Edgar Dantas (Diretor da Biblioteca), se mostraram bastante preocupados com o atual quadro do IHGRN, que não tem fontes de arrecadação próprias. Ele informou que a diretoria está providenciando convênios com várias entidades públicas, tais como a Universidade Federal do RN, Assembléia Legislativa, Prefeitura do Natal, Governo do Estado, Bombeiros, Cosern, Caern, Fundação José Augusto, IPHAN, CREA-RN, Teatro Alberto Maranhão, entre outras, dos setores público e privado, no sentido e viabilizar o ‘socorro’ necessário para que o acervo de quase 300 anos de historia do RN não venha a sucumbir diante da realidade atual.

O presidente desabafa: “Nesse território emocional e dominó de reminiscências inapagáveis imperam o lixo, a depredação, a escuridão, o abandono e a insegurança”. Segundo ele, o acervo é singular. O livro de Barleus, no qual Gaspar Van Barle descreve os oito anos do governo holandês de Maurício de Nassau, de 1647, bíblias antigas, bibliotecas, objetos de museus, manuscritos e registros eclesiásticos, fotografias de personagens da história política, social, cultural, jurídica e religiosa de cem a trezentos anos passados desde os períodos: colonial, imperial e republicano.

É realmente lastimável que o Rio Grande do Norte não se dê conta que sua memória corre o sério risco de desaparecer. Cerca de cinquenta mil obras, entre livros e periódicos antigos, alguns deles datados do século dezoito, fazem parte do acervo. O IHGRN sofre, inclusive, pela falta de climatização e iluminação adequada para arquivar as obras antigas.

A contradição – nas proximidades do Instituto, a beleza arquitetônica da Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo), o Memorial Câmara Cascudo e o Palácio da Cultura (antigo Palácio do Governo), além da antiga Igreja Matriz e a praza Padre João Maria. O Memorial, vizinho do IHRGN, de grande importância histórica ali está praticamente vazio, enquanto o Palácio se impõe imponente e conservado, abrigando agora a pinacoteca do Estado. A praça Padre João Maria é um verdadeiro ‘vuco- vuco’.
Enfim, o desprezo por este sítio histórico nos dá sentimento de pura tristeza. O Rio Grande do Norte está perdendo sua rica memória. As gerações futuras herdarão, apenas, fragmentos virtuais de séculos de história.

Texto: Waleska Maux - Jornalista

quarta-feira, 27 de março de 2013

A FULERAGEM DO DIA

- DANDO UMA "BRECHADINHA" -

COPIANDO PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL

- MINHA MANSÃO. MINHA EXISTÊNCIA! -

AS PIADINHAS DO DIA

ELOGIO RASGADO




Durante uma festa de padroeira em uma cidadezinha do interior, um  padre ao fazer um pronunciamento em praça pública, com centenas  de pessoas assistindo, começa a dizer:
- Ele é o maior dos maiores. Ele está em meu coração e sempre ao meu lado. Ele é o melhor dos melhores...Ele é o máááááximo dos máááááximos...
De repente, uma voz rouca vinda da platéia interrompe o padre:
- Obrigado padre, já chega de elogios.
E o padre responde:
- Convencido. Eu não estava falando de você...  Junhão!
 
CHIFRE E VEÍCULOS
 
 
 
Um homem sofreu um acidente fatal e morreu.
Chegando no céu o porteiro lhe dá uma Hilux, e lhe diz:
- Você nunca traiu sua esposa na sua vida, por tanto esse carro e pra você andar no
céu.
O próximo ganhou um Corsinha porque tinha traído só um pouquinho. 
Outro ganhou um Fusquinha porque tinha traído muito.
Em um certo dia, o cara do Fusquinha vê o da caminhoneta  parado no acostamento
chorando. Para 'o transporte'  e vai consolá -lo:
- Você com um carrão desses chorando aí triste e eu aqui com um Fusca feliz da vida.
O que aconteceu?
Imediatamente o da Hilux lhe responde:
É que eu acabei de ver a minha mulher andando de skate.

terça-feira, 26 de março de 2013

CARNAÚBA DOS DANTAS-RN: AÇÃO SOCIAL DE UM PREFEITO QUE TRABALHA EM PROL DOS MAIS NECESSITADOS

Prefeitura distribuirá o peixe da Semana Santa aos beneficiários do Programa Bolsa Família

 
Através de convênio com o governo do estado/MDS, através da EMATER, a prefeitura de Carnaúba dos Dantas distribuirá amanhã (27) o peixe da Semana Santa a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família. O município dispõe hoje de 600 famílias cadastradas.
Serão 600 quilos que serão distribuídos aos beneficiados, cuja distribuição ocorrerá no prédio do PETI, lá no CEJUC, a partir das 9 horas da manhã.
As pessoas beneficiadas com o peixe deverão comparecer no local indicado munidas do CPF e Cartão do Bolsa Família, informou o secretário de agricultura Fabiano Pacômio.
"Essa é uma forma de oferecermos na Semana Santa um alimento de boa qualidade a quem mais precisa" disse o prefeito Dr. Sérgio Eduardo (PSB).

Texto:  Aristóteles Filho

BRASIL: GOVERNO PRORROGARÁ BOLSA ESTIAGEM ATÉ JULHO

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff informou ontem (25) que se reunirá no dia 2 de abril com todos os governadores do Semiárido atingido pela seca, para discutir propostas e ações destinadas a reduzir as consequências da estiagem, que afeta principalmente a Região Nordeste.
O governo federal anunciará a prorrogação até julho do Bolsa Estiagem e o Garantia-Safra. Mas, segundo a presidenta, poderá haver novas prorrogações porque os benefícios serão pagos enquanto durar a seca. A Bolsa Estiagem assiste agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O Garantia-Safra ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca.
Além dos nove governadores nordestinos, foram convocados para a reunião, que será realizada em Fortaleza, no Ceará, os governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, estados que são beneficiados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Dilma Rousseff garantiu que o governo ampliará as ações em andamento, como o trabalho do Exército na operação carro-pipa de abastecimento e a venda de milho aos pequenos produtores a preços mais baixos que os de mercado, mas ressaltou que é preciso discutir o futuro pós-seca.
 

A PIADA DO DIA

- A REDAÇÃO -
 
A professora achou que os alunos já estavam bem grandinhos e os mandou fazer uma redação sobre o tema: SEXO, OU ASSUNTO RELACIONADO.
No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação:
A da Mariazinha era sobre métodos contraceptivos.
A do Gerson "falava" da masturbação.
A Ana Lúcia escreveu sobre rituais sexuais antigos, etc... etc... etc.
E chegou a vez do Joãozinho:
— Então Joãozinho, você fez a redação que eu pedi?
— Fiz sim, professora!
— Então, leia sua redação!
E o Joãozinho começou a ler em tom bem alto:
— Era uma vez... No Alegrete, há muitos, muitos anos. No relógio da igreja batiam 18 horas.
Nuvens de poeira arrastavam-se pela cidade praticamente deserta. O sol já ofuscava o horizonte e tingia as nuvens de tons avermelhados.
De súbito, recortou-se a silhueta de um cavaleiro.
Lentamente, este se foi aproximando da cidade e, ao chegar à entrada, desmontou do seu cavalo.
O silêncio pesado foi perturbado pelo tilintar das esporas.
O cavaleiro chamava-se: Malaquias.
Vestia-se todo de preto, à exceção do lenço vermelho que trazia ao pescoço e da fivela de prata que segurava os dois revólveres na cintura.
O cavalo, companheiro de muitas andanças, dirigiu-se hesitante para uma poça d’água...
PUM! O velho cavalo caiu morto com um buraco na testa.
O cheiro da pólvora vinha do revólver que já tinha voltado para o coldre de Malaquias que não gostava de cavalos desobedientes!
Malaquias dirigiu-se então para o bar.
Quando estava subindo os três degraus, um mendigo que ali estava, tocou na perna de Malaquias e pediu uma esmola...
PUM! PUM! O esmoleiro esvaiu-se em sangue: Malaquias não gostava que lhe tocassem!
Entrou no bar, foi até o balcão e pediu uma cerveja.
O homem do bar serviu-lhe a cerveja.
Malaquias provou e fez uma careta.
PUM! PUM! PUM! Malaquias não gostava de cervejas mornas e detestava homens de bar relapsos.
Os outros cavaleiros que ali estavam, olharam surpresos para Malaquias.
PUM! PUM! PUM! PUM!... Ninguém conseguiu reagir.
Malaquias era rápido no gatilho: não gostava de ser o centro das atenções! Saiu do bar...
Deslocou-se até o outro lado da cidade para comprar um cavalo.
Passou por ele um grupo de crianças a brincar e a correr, Levantando uma nuvem de poeira...
PUM! PUM! PUM! PUM!PUM! PUM! PUM!
Desta vez os dois revólveres foram empunhados: Malaquias não gostava de poeira e, além disso, as crianças faziam muito barulho!
Comprou o cavalo e, quando pagou, o vendedor enganou-se no troco...
PUM! PUM! PUM!...
Malaquias não gostava que o enganassem no troco!
Montou no novo cavalo e saiu da cidade.
Mais uma vez a sua silhueta recortou-se no horizonte, desta vez com o sol já quase recolhido.
Todos aqueles mortos no chão.
Até o silêncio era pesado.
FIM...
Joãozinho sentou-se. A turma estava petrificada!
A professora chocada pergunta:
— Mas... Mas... Joãozinho...
O que esta composição tem a ver com sexo?
Joãozinho, com as mãos nos bolsos, responde:
 

A SACANAGEM DO DIA

- MUY AMIGO -

O TESTE DO DIA

- TESTE  PSIQUIÁTRICO -     

Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao diretor:
- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?
O diretor respondeu:
- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
- Ah! Entendi. - disse o visitante. Uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
- Não! - respondeu o diretor - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo...
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

CARNAÚBA DOS DANTAS-RN: PREFEITURA REALIZA PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS ANTES DO FINAL DO MÊS

O Prefeito de Carnaúba dos Dantas Dr. Sérgio Eduardo (PSB) autorizou ao Setor de Finanças a realização do pagamento dos servidores municipais para esta semana, referente ao mês de março/2013.
O cronograma de pagamento obedecerá  o seguinte calendário:
QUARTA-FEIRA (27) - Servidores lotados na Saúde e Educação
QUINTA-FEIRA (28) - Servidores lotados nas demais secretarias.
O município injetará na economia local mais de R$ 400 mil reais, destacou o secretário de finanças Edvaldo Dantas (Vada).
Os servidores municipais receberão o seu pagamento através dos terminais da agência do Banco do Brasil S/A.

Texto:  Aristóteles Filho

JARDIM DO SERIDÓ-RN: CHOVE NA SEDE DO MUNICÍPIO

Neste momento uma chuva de intensidade regular molha a sede do nosso município, e ainda não temos notícias se a mesma banha a zona rural.
Alguns relâmpagos e poucos trovões são vistos e ouvidos.
Motivo de alegria para todos nós jardinenses, que torcemos que a chuva se prolongue por toda a noite.
De minha parte... Vou já tomar um "banho de felicidade", digo, de chuva!

ATUALIZAÇÃO
Às 21:00 horas
Pessoal... Foi só um conhecido "olho de secar pimenteira", observar o céu, e comentar que ia chover bastante que a chuva acabou e até a Lua Cheia "apareceu".
"Ô olhinho"!

A PIADA DO DIA

- LEMBRANÇA PARA A NAMORADA -
 
O namorado está em Nova Iorque e resolve mandar uma lembrança para a namorada. Entra em uma loja e escolhe um finíssimo par de luvas. Pede para a balconista embrulhar enquanto vai ao caixa. Descuidadamente, a balconista entrega-lhe outro embrulho, com uma calcinha de nylon.
Sem saber do engano, o namorado envia o presente com um bilhete:
 

BRASIL: MAIORIA DOS PAIS DE VÍTIMAS DA BOITE KISS APOIA RESULTADO DO INQUÉRITO POLICIAL

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Os pais dos jovens mortos na tragédia de Santa Maria (RS) se reuniram ontem (24) pela primeira vez desde que o incêndio na Boate Kiss ocorreu, na madrugada de 27 de janeiro. Um almoço da Associação dos Pais de Santa Maria – entidade criada por eles após a tragédia – reuniu 435 pessoas.
Com a presença da maioria dos pais e em clima de muita emoção, os associados discutiram, entre outras coisas, o inquérito apresentado pela polícia na última semana. O relatório final do inquérito indiciou criminalmente 16 pessoas e apontou 28 no total como responsáveis pelas mortes dos 241 jovens que estavam na boate naquele dia.
“Eu diria que pelo menos 95% dos pais estão satisfeitos com o inquérito. Nós temos pessoas descontentes dentro do grupo, mas nós não sabemos ainda até que ponto vai esse descontentamento. São poucas pessoas. Mas como hoje o clima aqui foi de muita emoção, nós decidimos não aprofundar muito neste assunto porque os pais estavam muito abalados”, disse o presidente da associação, Adherbal Alves Ferreira.
Segundo ele, a diretoria da associação se reunirá novamente com os delegados envolvidos na apuração amanhã (24) pela manhã. Eles querem discutir novamente alguns pontos do relatório antes de conceder entrevista coletiva à imprensa em Santa Maria para anunciar o posicionamento oficial da entidade sobre o inquérito.
Também no início desta semana, a associação deverá se reunir com os promotores que cuidarão do caso na Justiça, para saber que providências devem ser tomadas a partir de agora.
Entre os indiciados estão os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, apontada como responsável pelo início do incêndio, os donos da boate e autoridades que seriam responsáveis pela fiscalização da casa noturna.
O prefeito Cezar Schirmer e o comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros, sediado em Santa Maria, tenente-coronel Moisés Fuchs, foram incluídos por terem sido omissos nos seus papéis de fiscalizar a boate e impedir que ela funcionasse em situação de risco aos frequentadores.
 

POESIA POPULAR

 
Este cavalo foi fotogrado no cariri paraibano, nas imediaçõe da fazenda Serrote Agudo, lugar imortalizado na composição de Zé Marcolino e na voz de Luiz Gonzaga. O que chamou atenção, além da magreza, foi o desespero cambaleante do cavalo para comer alguns talos de capim quase secos.

- TORMENTO DE UM CAVALO -
- Gilmar Leite -
 
Quantas vezes correstes livremente
Nas campinas florida do sertão
Conduzindo o vaqueiro com gibão
Num galope feliz e velozmente.
Os teus cascos trinavam reluzente
Na caatinga, grotão e pradaria,
Pra depois descansar na calmaria,
Sob a sombra dum velho juazeiro
Escutando o cantar doce e maneiro
Do concriz dando adeus ao fim do dia.
 
Muitas vezes vencestes as distâncias
Dando trotes sutis, bem coordenados,
E pastastes nos campos orvalhados
Vendo as águas pulsando em ressonâncias,
Teus galopes mostravam elegâncias
Conduzindo com porte algum vaqueiro
Perpassando a jurema e o marmeleiro
Sem temer da caatinga algum perigo
Protegendo no lombo o teu amigo
No trabalho mostravas ser parceiro.
 
Pelos campos tangestes mil boiadas
Sempre atento à fuga do novilho
Escutando o aboio como um trilho
E vencendo as estradas alagadas.
Hoje a seca, com garras afiadas,
Faz teu corpo sofrer desnutrição
O fantasma da fome com agressão
Diminui o viver, rouba a esperança,
Qualquer passo teu corpo logo cansa
Numa cena repleta de aflição.
 
Sempre em vão a procura do alimento
Muito mal tu consegues caminhar
Pois parece que o corpo vai tombar
Num viver tão repleto de tormento.
O teu corpo revela o sofrimento
Nas agruras da fome causticante
A passada te faz cambaleante
Demonstrando decrépita magreza
Pois a morte parece ser certeza
Sobre um corpo que já foi elegante.
 
<<<<<     >>>>>